A arte que mantém o céu suspenso 

A beleza, atributo divino, presente na vida cotidiana.

Música dos povos: Assurini, Arara e Kaiapó.

Data: | Foto: Helio Nobre

A casa 

Como são construídas as casas. Materiais, estrutura, tecnologia. A arquitetura que integra o homem à terra.

Música dos povos:  Kaxinawá, Suruí, Maxacali, Tukano, Yanomami, Mehinaku

Data: | Foto: Helio Nobre

A casa de metal e papelão

Os povos que perderam seu território e recursos naturais e adaptam suas moradias à nova realidade

Música dos povos: Terena, Guarani, Fulni-ô, Pankararu e Pataxó.

Data: | Foto:

A Floresta 

A relação com a floresta, a sustentabilidade da vida.

Música dos povos: Wayãpy, Tikuna, Assurini,Arara, Kaxinawá.

Data: | Foto: Helio Nobrei

A história do céu 

O povo Yanomami revela seu conhecimento sobre o buraco da camada de ozônio.

Música Yanomami

Data: | Foto: Helio Nobre

A linguagem dos pássaros – História Kamaiurá

Aldeias Sonoras traz a aventura da aldeia dos pássaros para vencer Avatsiu e assim recuperar suas linguagens que ele prendia em seu corpo. A linguagem dos pássarosé uma história tradicional do povo Kamaiurá, do Alto Xingu, editada pela Melhoramentos na série Morená, com texto e ilustração de Ciça Fitipaldi, aqui  Aadaptada e narrada por Cristiana Ceschi.

No programa músicas dos povos Mehinaku, Gavião e Waiana Apalaí.

Data: | Foto:

A saúde do corpo e do espírito 

As bases de uma vida saudável. O bem estar do corpo e a harmonia com os espíritos .

Música dos povos: Xavante, Tukano, Tikuna, Gavião.

Data: | Foto: Claudia Andujar

A Terra é Azul 

Narrativas tradicionais e música do povo Yanomami

Data: | Foto: Desenho Yanomami

ALDEIAS SONORAS

HISTÓRIA

Aldeias Sonoras é uma série radiofônica com programas de 10 minutos de duração, abrindo espaço para que os povos indígenas se apresentem, com sua voz, pensamento, história, narrativas e músicas.

Aldeias Sonoras é um mergulho num tempo imemorial, no ritual que transforma, na poesia das narrativas tradicionais, no humor, na arquitetura, nos adornos, na música e nas cerimônias.

Os programas têm formatos e temas variados. Trazem informações sobre a localização e o cotidiano das aldeias, a história de contato com os “brancos”, as formas de manter a saúde do corpo e do espírito, a educação formal e as novas tecnologias nas aldeias, a relação com a floresta e os rios, a convivência com as cidades que avançam sobre os territórios tradicionais, a culinária, os mitos.

Os primeiros 36 programas, realizados com o Prêmio novos programas,  produzidos em 2012, têm o patrocínio da NET Educação com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2011.

São 40 programas com conteúdo novo, informações atuais, entrevistas e depoimentos de importantes lideranças tradicionais das aldeias, de jovens indígenas que estão a frente de projetos inovadores, de estudantes universitários, revelando a luta pela manutenção das tradições e para a conquista de espaços e direitos.

A música tradicional está presente em todos os programas, trazendo a diversidade cultural dos povos indígenas de nosso país e de outros cantos do mundo, a complexidade de harmonias, melodias, instrumentos e cantos que alegram as cerimônias e fazem a comunicação com os espíritos.

E muitas histórias! Narrativas e mitos contados de um jeito especial pela atriz Cristiana Ceschi.

REALIZAÇÃO

O projeto é uma realização da Ikore, dentro de sua proposta de valorização, divulgação e promoção da cultura indígena de nosso país.

O projeto Aldeias Sonoras teve início em 2010, como um dos selecionados pelo Prêmio Roquette-Pinto de incentivo à produção radiofônica, promovido pela Associação das Emissoras de Rádios Públicas do Brasil – ARPUB, com Patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo do Ministério da Cultura.

Agora o projeto retorna para mais um ano de programas com conteúdo totalmente novo e o patrocínio do portal NET Educação.

Sobre o NET Educação

O Portal NET Educação (www.neteducacao.com.br) é um programa de responsabilidade social de acesso livre e gratuito, que tem como objetivo contribuir com a educação brasileira, por meio do incentivo à utilização das novas mídias na sala de aula, nos relacionamentos familiares e também na educação não formal.

Criado em 2004, foi premiado pela Unesco como a melhor iniciativa empresarial na categoria “Comunicação e Informação”. Em 2009, foi reformulado para atender não só professores, mas também a comunidade escolar, os alunos e os familiares. Em 2011, o Portal recebeu um investimento de R$1 milhão e passou a contar com novo layout e diversas melhorias, com foco na troca de conhecimento, aumento da interatividade e integração às redes sociais.

Realização: Ikorē
Patrocínio: NET EDUCAÇÃO, com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2011
Direção: Angela Pappiani
Produção e Pesquisa: Maíra Pappiani Lacerda
Administração: Inimá Krenak

ALDEIAS SONORAS

Todos os programas

Onde vivemos

Data:

A casa 

Data:

Contato

Data:

Xingu 

Data:

Rio Negro 

Data:

O Cerrado 

Data:

A Floresta 

Data:

O Rio 

Data:

Kaxinawá

Data:

O contato

Data:

CECIs

Data:

Piracumã

Data:

Osmar Bororo

Data:

Neuza Bororo

Data:

Rikbatsa

Data:

Mehinako 1

Data:

Mehinako 2

Data:

Mehinako 3

Data:

Copyright 2020 © Ikore Produções - Desenvolvido por Pedro Volcoff